segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Circuito Escolas - 10ª EGMC


Minúsculo Circo Caracol em apresentação na Escola Municipal Brice Cordeiro 9º EGMC


Dentre as diversas atividades que ocorrerão durante o 10º EGMC é importante destacar o circuito de apresentações que acontece nas escolas. O Circuito Escola, nesta edição, é composto por sete espetáculos que serão apresentados na Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro, na Escola Prfª Dalisia Doles, na Escola Escola Municipal João Braz e Escola Municipal Profª Cleonice Monteiro Wolnei, todas localizadas na região norte de Goiânia e estão em bairros próximos à quadra em Vila Itatiaia onde o Encontro ocupará a praça por quatro dias, de quinta a domingo. Para conhecer os espetáculos que compõe esse importante circuito acesse o post Programação Oficial aqui em nosso blog.

A prática de circular com espetáculos por instituições de ensino tem o intuito de oferecer conteúdo artístico aos estudantes, professores, funcionários das escolas promovendo assim a reflexão sobre o impacto gerado na vivência do conteúdo artístico ali compartilhado. O espaço onde se pratica o ensino/aprendizagem é propício para o diálogo sobre o lugar de conhecimento, de saber que a arte ocupa e como ela interfere na vida do cidadão e de toda a sociedade, já que a manifestação artística é um fenômeno social.

A Escola é o ambiente propício para se promover o consumo de bens culturais que estão fora da mídia de massa oferecendo aos frequentadores a possibilidade de conhecer outras expressões artísticas, iniciando assim um trabalho de formação de público. Plantando uma sementinha, que será regada todas as vezes que aquela escola promover apresentações de espetáculos, ou outras formas de fruição artística.

O Circuito Escola revela um grande potencial de apoio na distribuição de obras artísticas, uma vez que atua em duas frentes fundamentais para o fortalecimento do circo e da arte de rua: a formação de público e a conscientização acerca da importância da contribuição livre e espontânea no chapéu. Essa prática fomenta a arte de rua e promove o crescimento e a potencialização de diversas linguagens, estéticas e poéticas artísticas.

Circular por instituições de ensino é uma importante prática que integra uma rede de ações na busca de cativar e formar o público que ainda não sabe que gosta e precisa consumir/vivenciar as obras criadas pelos artistas.

Diogo Maroja e Sandra Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário