segunda-feira, 25 de julho de 2016

"MINHA LONA É DO TAMANHO DO CÉU MINHA BILHETERIA É MEU CHAPÉU!" Saracura do Brejo


O chapéu é a forma mais digna e democrática de reconhecer o artista e seu trabalho.


Zabeta - Brinquedos Brincadeiras e Outras Poesias- Família Santiago Santos


A arte de rua é uma prática promovida pela parceria entre artistas e público. Essa parceria se dá na troca realizada entre tais. O artista serve ao público com sua arte, oferecendo fruição estética, reflexão ideológica, ampliação de consciência além de promover o ganho de complexidade no repertório de experiências de seu ‘receptor’. E o público serve ao artista contribuindo de forma espontânea com o quanto puder e o quanto quiser, retribuindo assim ao serviço prestado, podendo realiza-lo livremente de acordo com seu bolso e senso de comunidade. Realmente é uma prática poderosa que torna a arte que acontece na rua em um bem totalmente acessível a todos e todas que se interessarem pela obra ali exposta.

PASSAR O CHAPÉU é uma prática ancestral que remonta as antigas organizações humanas e que demonstra que o homem se relaciona colaborativamente desde sempre, sem imposições de nenhuma natureza pois, nesta prática, respeita-se totalmente o direito do público não contribuir se assim o quiser pelo motivo que tiver.  PASSAR O CHAPÉU fortalece a economia criativa, contribui para uma melhor distribuição de renda e investe no vital trabalho que a arte oferece a sociedade que é promover o conhecimento, o crescimento e o amor.  

O 10º EGMC que é um grande evento feito com a colaboração de artistas, público, produtores e simpatizantes que contribuem com trabalho, apoio e dinheiro na realização e valorização deste evento que é feito para todos.

Nesta edição de 2016, pela primeira vez em 10 anos, o Encontro recebe apoio institucional da Prefeitura Municipal de Goiânia por meio do Edital de Incentivo à Cultura 2015. O recurso de R$40.000,00 foi investido em estrutura, divulgação e registro de todo o evento, para assim garantir excelência na estrutura oferecida aos artistas e ao público.

E como é possível perceber, o recurso disponibilizado pela Prefeitura foi totalmente investido nos três pilares citados acima, dessa forma o cachê dos espetáculos, shows e oficinas será promovido pelo chapéu rodado ao longo do evento, como ocorre tradicionalmente em todos os anos.

E para contribuir com a disseminação desta prática a fim de fortalecer e valorizar o trabalho do artista sugerimos a todos os amigos e amigas que estarão conosco acompanhando e usufruindo da programação pessoalmente ou pela internet, que se preparem para este momento de troca. Vale toda a criatividade, o importante é realizarmos com sucesso e prosperidade a troca de serviços proposta nesta vivencia artística promovida pelo nosso Encontro!

A participação de todas e todos é imprescindível para fecharmos esse ciclo com sucesso em todas as suas fases.



Todos juntos vamos longe.
Sandra Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário